Por: Dra. Jaqueline Scholz Issa

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a OMS, o câncer de pulmão ocupa o terceiro lugar entre os mais ativos em todo o mundo, porém é maior em índices de mortalidade.

Quem fuma tem cerca de 20 a 50 vezes mais chance de ter câncer de pulmão do quem não fuma. O risco aumenta de acordo com o maior consumo de cigarros.

O câncer de pulmão é muito grave em ambos os sexos, mas tem menor possibilidade de cura nas mulheres, levando-as muitas vezes ao óbito (alta letalidade).

Com 15% de fumantes, o número de usuários de tabaco ainda é alto no Brasil. Apesar disso o País evoluiu, na década de 80 éramos 35% de fumantes.

Assistência Médica é Fundamental

Geralmente o câncer de pulmão aparece depois de 20 anos de tabagismo, por isso é fundamental que a interrupção do tabagismo ocorra antes dos 35 anos de idade para evitar qualquer risco do aparecimento da doença. Mas supondo que o fumante tenha 50 anos e receba o diagnóstico de câncer é muito importante parar de fumar com ajuda médica, pois a resposta ao tratamento do câncer é melhor, elevando a qualidade de vida e perspectiva de sobrevida.

A Mortalidade do Câncer de Pulmão

Estima-se que, globalmente, 71% (1,08 milhão) dos óbitos por cânceres de pulmão que ocorrem no mundo (1,53 milhão) têm como causa o tabagismo, sendo os 29% restantes associados à exposição ocupacional e poluente do ar. No Brasil estimam-se em 72% e 16% os óbitos por câncer de pulmão e por todos os cânceres, respectivamente, são atribuíveis ao tabaco.

Vale lembrar que além de prejudicar a saúde, o cigarro possui substâncias que afetam principalmente o rendimento nos esportes. Entre elas podemos destacar: a nicotina, que diminui o tamanho das artérias, responsável por levar o sangue até o músculo, aumentando os batimentos cardíacos e diminuindo o desempenho muscular; o alcatrão, que diminui a elasticidade do pulmão; e o monóxido de carbono que provoca falta de ar.

Sobre a autora:

Dra. Jaqueline Scholz IssaA Dra. Jaqueline Scholz Issa, CRM 60.179, é Cardiologista, Diretora do Programa de Tratamento do Tabagismo do INCOR – HCFMUSP, autora do livro Deixar de Fumar (MG Editores), coautora do livro Sem Filtro (Ed. de Cultura), do blog Pare de Fumar Já e Deixar de Fumar.