17-10-2008 – Primeira Consulta Com o Oncologista

Após termos a biópsia em mãos, a Ana(sempre ela) agendou a primeira consulta com o oncologista que nos foi indicado. Aliás, mais do que indicado, recomendado como sendo esse “O Kra”. Nesse intervalo de tempo aproveitamos para realizar a cintilografia óssea e levar junto para apreciação.

O médico oncologista "O Kra!"

No dia agendado lá estávamos na hora marcada. Depois de um pequeno cadastro junto à secretária e enfrentar a balança(80,50kg) fomos chamados ao consultório. Na porta um senhor jovem, simpático nos aguardava. Era “O Kra”. Na medida que conversávamos ficava bem claro que eu estava frente a um médico que não só atendia muito bem, mas acima de tudo, era um jovem e já destacado profissional na sua área de atuação. O respeito e admiração de seus colegas quando citávamos o nome dele já nos havia indicado isso antes. Se não bastasse, ainda para aumentar a confiança nele, fiquei sabendo que era natural da mesma região minha, o sul do estado, e mais, “O Kra” tinha sangue azul como eu, era gremista. Eu podia confiar… agora era tudo com ele.

A cintilografia mostrou uma pequena alteração nas articulações dos ombros e em um dos tornozelos, mas de origem benigna, nada significativo. O principal, meu esqueleto estava bem.

Sobre a biópsia o oncologista repetiu mais ou menos o que o cirurgião tinha adiantado, só que agora com maiores detalhes. Frisou sobre o fato das bordas do tecido retirado estar livre de contaminação, o que indicava que o tumor tinha sido totalmente retirado, e, referiu-se ainda sobre a quantidade de ínguas(12) o que segundo ele era considerado uma boa referência para avaliação. Quanto ao tratamento, eu teria de fazer algumas seções de  quimioterapias, visto a possibilidade de ainda existir no meu organismo células cancerosas. Estas seções deveriam ser realizadas de 15 em 15 dias(sempre que possível), com o inconveniente de precisarem ser feitas sobre internação hospitalar com duração de três dias, e que esse tratamento se prolongaria por seis meses(12 aplicações). Efeitos colaterais existiriam, variáveis em pessoas diferentes, mas nada de assustar, e que controláveis com medicação adequada. Citou alguns possíveis no meu caso como náuseas, vômitos, choque térmico e outros. Ao choque térmico, deu um certo destaque, mas disse que eu seria favorecido pela época do ano ser mais quente. Fez um encaminhamento para uma consulta com a enfermagem do INCAN(Instituto do Câncer) onde solicitou uma avaliação das veias de acesso, pois existia a possibilidade de necessitar do implante de um cateter.

Esse foi o resumo da minha primeira consulta com o oncologista, e confesso que voltei pra casa bem mais tranqüilo. Apesar da doença, eu havia tido a graça de ser operado por um cirurgião conceituado, e agora ficava aos cuidados de um profissional que inspirava total confiança.

Continuar Lendo: Consulta Com a Enfermagem do INCAN

1 Comment

  1. Bom Dia !!! Querido do Senhor…

    Disse Jesus: No mundo tereis aflições + tendes bom ânimo eu venci.
    Obrigado por ser essa pessoa tão especial ! Você é um exemplo de valentia para todos que te conhece de verdade.
    Sabe querido , coisa boa é ter um amigo como você transparente.
    O inimigo luta muito + Deus conhece os nossos corações e no tempo certo ele dissipa todas as trevas.
    Sinto-me honrada por ter um amigo especial como você.
    Somos amigos que Deus escolheu , tenho lágrimas nos olhos agora consigo entender tudo.
    Agradeço a Deus primeiramente pelo privilégio de ter me concedido a benção de conhece-lo e poder estar juntinho de você mesmo a distância.
    Hoje aprendi a ama-lo+ meu doce amigo bjs no seu lindo coração e família abençoada!
    Vamos orar?
    Se creres verás a glória de Deus!
    Obrigado por tudo.
    Obs: Deus sempre em primeiro lugar , Ele dá sabedoria aos médicos para cuidar do nosso corpo físico. Toda sabedoria vem do alto do Pai das luzes.
    Carinhosamente te falo isso com todo respeito que você merece.
    Que tudo de certo em nome de Jesus Cristo o Senhor.
    Deus é Fiel!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu e o câncer:

Olá! Como vai? Que bom ter você aqui! Meu nome é Aldemir. Seja bem-vindo a minha página e a minha história com o câncer!

Assinar feed:

Assine "Eu e o câncer" e receba nossas atualizações diretamente no seu e-mail:

Pesquisar por:

Comentários